ALAGOAS – SSP Alagoas Intensifica Combate à Violência Idosa com 221 Casos Atendidos em 2025 e Operação Virtude em Outubro

Programa ‘Idoso Protegido’ Combate Violência e Segue em Destaque em Alagoas

Em Alagoas, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) registrou 221 casos de violência contra pessoas idosas entre janeiro e setembro de 2025. Essas ações fazem parte do Programa Pessoa Idosa Protegida, uma iniciativa da Chefia de Articulação Política da Prevenção, que visa proteger este grupo vulnerável. Neste mês de outubro, o programa intensifica suas atividades através da Operação Virtude.

Lançado em 2018, o programa surgiu em resposta ao aumento dos casos de violência física, psicológica, patrimonial, negligência e abandono contra idosos. A abordagem inclui visitas domiciliares e ações coordenadas com forças de segurança para garantir o cumprimento das leis de proteção.

O chefe de Articulação de Polícia Comunitária da SSP, capitão Alex Acioli, ressalta a importância do compromisso coletivo na defesa dos idosos. “A segurança da população idosa é um dever de todos nós: família, comunidade, sociedade e poder público. Denunciar casos de violência é essencial e os canais 181 e 190 estão à disposição”, declarou.

A qualificação dos profissionais é fundamental para o sucesso do programa. Reconhecido nacionalmente, o Programa Pessoa Idosa Protegida ganhou prêmios e foi destaque em publicações acadêmicas. O sargento Anderson Santos destacou a importância de treinamentos especializados, como o curso de Segurança de Vulneráveis realizado em Brasília, que aprimorou a abordagem e o atendimento às vítimas.

A Operação Virtude, em sua quinta edição, intensifica as ações durante todo o outubro, com participação da Secretaria Nacional de Segurança Pública e o Ministério dos Direitos Humanos. O dia 22 de outubro, conhecido como “Dia D”, será marcado por ações integradas em Alagoas, com foco na prevenção e combate à violência contra idosos.

A população pode colaborar através de denúncias anônimas pelos números 181 e 190. A SSP reforça seu compromisso em dar respostas rápidas e efetivas, mantendo a proteção dos idosos como prioridade.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo