A coordenadora do projeto, professora Maria Rosa, da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), compartilha que a preparação para este evento começa meses antes. “Os integrantes, ao entrarem no projeto, já ficam ansiosos para a festa. Neste sábado em especial, eles chegam pela manhã para começar os preparativos, que incluem montar a decoração, embalar os presentes e organizar a ornamentação. Cerca de dois meses antes, decidimos o tema de cada hospital para evitar repetições do ano anterior. É nesse momento que damos início à arrecadação de brinquedos”, explica Maria Rosa.
O projeto, que não solicita doações em dinheiro, apenas contribuições de itens específicos como brinquedos novos, álcool em gel e lenços umedecidos, conta com mais de 100 integrantes mobilizados para a arrecadação em todo o estado. Os pontos de arrecadação estão situados na recepção da Uncisal e no bloco da Faculdade de Medicina (Famed), na Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Nos demais bairros, a retirada é organizada pelos próprios integrantes do projeto.
Os interessados em contribuir podem doar brinquedos para todas as faixas etárias, sendo os brinquedos para bebês especialmente necessários. No entanto, brinquedos de pelúcia não são aceitos por questões de saúde, devido ao risco de acúmulo de ácaros. Além disso, a campanha de Dia das Crianças aceita apenas brinquedos novos, enquanto brinquedos usados em bom estado são aproveitados durante os plantões do projeto.
As doações podem ser entregues diretamente aos membros do projeto na Ufal e Uncisal. Caso o doador não possa se deslocar, é possível entrar em contato pelo Instagram do projeto (@sorrisodeplantao) para que a equipe possa efetuar a coleta diretamente na residência do doador.
O Sorriso de Plantão realiza atividades semanalmente em seis hospitais de Maceió: Hospital Metropolitano, Hospital da Criança, Hospital Escola Dr. Helvio Auto, Hospital Geral do Estado de Alagoas, Hospital Universitário Professor Alberto Antunes e Santa Casa de Misericórdia de Maceió – Unidade Farol. Todos os sábados, os integrantes do projeto se caracterizam como Palhaços de Hospital, distribuindo alegria e esperança às crianças e seus acompanhantes. Essa iniciativa não só proporciona um momento de descontração e felicidade para os pequenos pacientes, mas também colabora no processo de humanização hospitalar, algo essencial para o bem-estar psicológico das crianças internadas.