A comitiva contou com nomes de peso, como o coordenador nacional de Educação, Cultura e Esportes da SENAPPEN, Rodrigo Dias, e a coordenadora de Atenção às Mulheres Presas e Grupos Vulneráveis, Raíssa Araújo. Durante a visita, eles foram recebidos pela equipe da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), órgão responsável pelo sistema socioeducativo em Alagoas.
O principal objetivo do encontro foi apresentar as boas práticas e metodologias aplicadas no estado para o atendimento a adolescentes e jovens em conflito com a lei. As ações educacionais e programas de qualificação profissional dos socioeducandos receberam destaque especial durante a visita. Fábio Oliveira, secretário executivo de Coordenação de Políticas de Prevenção à Violência da Seprev, descreveu a visita como uma oportunidade valiosa para aprofundar os laços com o Governo Federal e trocar experiências e conhecimentos, visando a melhoria contínua do sistema socioeducativo, sobretudo no acesso à educação.
A comitiva da SENAPPEN teve a oportunidade de conhecer toda a estrutura do Complexo Socioeducativo, incluindo setores administrativos, pedagógicos, salas de aula, biblioteca e unidades de internação. Além disso, houve interação direta com os profissionais que atuam no atendimento aos adolescentes, permitindo uma visão detalhada e compreensiva do trabalho executado.
Rodrigo Dias fez uma avaliação extremamente positiva do Sistema Socioeducativo de Alagoas, destacando a importância da atenção ao público socioeducativo como medida preventiva contra a reincidência no ato infracional e a potencial entrada desses jovens no sistema prisional. “Ficamos bastante impressionados com o que vimos aqui, tanto com a estrutura física quanto com a disponibilidade de diversos profissionais para o atendimento aos adolescentes em cumprimento de medida. Tratando esses jovens com o devido respeito e oferecendo o conjunto de atividades desenvolvidas aqui, você não apenas dá dignidade, mas possibilita que essas pessoas mudem as suas histórias de forma definitiva”, afirmou Dias.
Raíssa Araújo também elogiou a gestão estadual, destacando que a experiência foi extremamente enriquecedora. “Os espaços, as salas de aula e até os alojamentos são totalmente diferentes do sistema prisional de uma forma geral. Foi muito gratificante e a gente só tem a agradecer”, comentou Raíssa.
A visita possibilitou, ainda, a discussão sobre futuros projetos e parcerias entre o Governo Federal e o Estado, visando o desenvolvimento contínuo do sistema socioeducativo de Alagoas.
Em suma, a visita da SENAPPEN ao Complexo Socioeducativo de Alagoas representa não só um reconhecimento das boas práticas adotadas no estado, mas também um passo crucial para o fortalecimento das políticas socioeducativas no país, destacando-se a importância da educação e do respeito na reintegração social dos jovens em conflito com a lei.