O simpósio contou com a presença de militares das unidades operacionais da região, como o 6º Batalhão da Polícia Militar (BPM), 14º BPM e 8ª Companhia da Polícia Militar Independente (CPM/I). Palestras e debates foram realizados abordando temas como prevenção à violência doméstica e de gênero, participação cidadã na segurança pública e boas práticas de segurança correlacionadas com o desenvolvimento do turismo na região.
O coronel Marlon Araújo, responsável pelo Comando de Policiamento da Região Norte e Zona da Mata (CPRN-ZM), destacou a importância da conscientização de cada cidadão sobre o seu papel social na promoção da segurança cidadã. Segundo ele, a construção de comunidades seguras exige a participação ativa de todos os envolvidos.
O evento foi aberto ao público e teve como objetivo central ampliar o entendimento dos participantes sobre questões específicas da segurança pública, promovendo a integração e fortalecimento dos atores envolvidos. Além disso, visava conscientizar sobre o papel de cada um na construção de uma sociedade mais segura e com maior qualidade de vida.
O Simpósio Regional de Segurança Cidadã da Região Norte e Zona da Mata Alagoana foi uma iniciativa bem-sucedida que reuniu militares, representantes da sociedade civil e a população em geral em prol da promoção da segurança e da paz social. A expectativa é que eventos como esse continuem a ser promovidos para fortalecer as ações de segurança pública na região.






