O Estado de Alagoas participa com um estande próprio, onde apresenta informações detalhadas sobre as diversas regiões turísticas do estado. Mais de 16 hotéis alagoanos estão representados, evidenciando a infraestrutura hoteleira que o destino oferece. Além disso, o turismo alagoano está presente no estande Brasil, que reúne vários destinos turísticos do país, promovendo e impulsionando o turismo de cada estado brasileiro.
Bárbara Braga, titular da Setur, destacou a importância da participação na FIT, especialmente considerando que a Argentina é o maior mercado emissor de turistas para Alagoas. Segundo a secretária, “Estar presente na FIT por mais um ano é a consolidação de todo o trabalho que vem sendo desenvolvido no turismo de Alagoas. Eventos como esse projetam o nosso destino para outros mercados turísticos, ampliando o alcance do nosso trabalho de promoção, consolidando o Destino Alagoas como um dos principais destinos na escolha dos nossos visitantes. Este ano tivemos a grata surpresa em ter o Brasil como país homenageado, o que enriquece ainda mais o turismo brasileiro e consequentemente o alagoano, evidenciando todas as nossas singularidades e riquezas enquanto destino turístico.”
A edição deste ano da FIT traz um destaque especial para o Brasil, reconhecido como uma potência turística de renome mundial. Durante os quatro dias do evento, o estande Brasil celebra a riqueza e a diversidade dos destinos brasileiros, com as 24 províncias argentinas presentes, além de mais de 1,7 mil expositores de 54 países. A organização espera superar o número de visitantes da última edição, que alcançou a marca de 125 mil.
O evento é uma oportunidade crucial para o setor turístico, oferecendo contato direto com clientes em potencial e distribuidores do setor, e permitindo a aproximação com mercados emergentes e as últimas novidades do setor turístico. Este ano, a FIT será 13% maior e incluirá novos setores, como o espaço FIT Cruzeiros, FIT Outdoor e FIT Food. Nos dias 28 e 29 de setembro, o evento esteve aberto tanto para os profissionais do turismo quanto para o público em geral. Já nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, a entrada é exclusiva para os profissionais do setor.
A participação de Alagoas na FIT, portanto, não só reforça a visibilidade do estado como destino turístico, mas também promove os atributos únicos e a rica oferta cultural e natural que a região oferece aos visitantes internacionais.