As oficinas públicas participativas foram realizadas com o objetivo de identificar as principais necessidades das regiões. O objetivo é promover o turismo sustentável nas regiões turísticas de Alagoas. O Governo do Estado, em conjunto com a Setur, realizou a entrega dos Planos de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS). A cerimônia, que aconteceu no auditório do Palácio Zumbi dos Palmares, no Centro, marcou a finalização dos projetos desenvolvidos por cerca de um ano nas regiões turísticas de Caminho das Águas, Costa dos Corais e Cânions do São Francisco.
Durante a cerimônia, foram entregues os extensos documentos com as diretrizes para a implementação de ações para ordenar o desenvolvimento turístico das regiões. Os PDITS buscam identificar as necessidades turísticas das regiões e estruturar planos de ação que possam atender a demanda local em um período de 10 anos. A entrega do produto final dos PDITS consolida todo o trabalho desenvolvido pela Setur ao longo do ano com as regiões turísticas.
A secretária de Estado do Turismo de Alagoas, Bárbara Braga, ressaltou a importância dos planos de ação desenvolvidos de acordo com a particularidade de cada região, tornando o projeto palpável para os representantes locais desenvolverem as ações de curto, médio e longo prazo.
Diversas oficinas públicas participativas foram realizadas nas regiões desde 2022 com o objetivo de identificar as principais necessidades das regiões, avançando para a fase de discussão e elaboração dos planos de soluções desses problemas sempre com o viés da sustentabilidade. Para a superintendente de Infraestrutura Logística para o Turismo da Setur, Sandra Villanova, é importante ressaltar a amplitude do termo “sustentável” nestes planos. Ela destacou que são levadas em consideração não só o meio ambiente, mas também as questões socioambientais de cada município.
Além da entrega dos PDITS, o evento também foi marcado pela apresentação do cenário fiscal e impacto das políticas públicas estaduais para o trade turístico de Alagoas. O objetivo foi mostrar todas as iniciativas implantadas pelo Governo de Alagoas, desde a revisão das tributações até os incentivos fiscais e os créditos que podem ser concedidos abaixo das condições do mercado financeiro.
Com a entrega dos PDITS e a apresentação do cenário fiscal e impacto das políticas públicas estaduais para o trade turístico de Alagoas, o evento marca um passo importante para o desenvolvimento sustentável do turismo no estado. As iniciativas buscam o crescimento responsável e planejado do setor, levando em consideração a preservação ambiental e o impacto social das atividades turísticas.