Uma das conquistas mais expressivas foi o aumento do fluxo de passageiros no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares. Em junho deste ano, houve um crescimento de 8,6% em comparação ao mesmo período do ano anterior. No mercado internacional, o crescimento foi ainda mais expressivo, com um aumento de 369% de janeiro a junho em comparação a 2022. A expectativa é que, entre os meses de dezembro de 2023 e março de 2024, mais de 1 milhão de turistas passem pelo aeroporto, injetando R$ 2 bilhões na economia alagoana.
Além disso, o Porto da capital também deve registrar um importante fluxo na próxima alta temporada. De acordo com a Associação Internacional de Linhas de Cruzeiros (Clia), Alagoas terá um aumento de 63% na oferta de leitos na temporada de cruzeiros 2023/2024. Serão 11 navios, com 30 paradas na capital alagoana durante a alta temporada. Estima-se que os cruzeiros tragam mais de 116 mil visitantes de todo o mundo para Alagoas, injetando cerca de R$ 70 milhões nos estabelecimentos de comércio e serviços do estado.
A secretária de Estado do Turismo de Alagoas, Bárbara Braga, destaca que os resultados positivos são fruto de um trabalho intenso das equipes técnicas da Setur. A promoção do Destino Alagoas no cenário nacional e internacional tem sido uma prioridade, principalmente neste cenário pós-pandemia de Covid-19. Além disso, foram alcançados mais de 45 mil leitos na rede hoteleira de Alagoas.
Outro destaque são os Planos de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável, que já realizaram três audiências públicas apresentando os desafios e soluções para três regiões turísticas de Alagoas. Dezenas de encontros foram promovidos com a participação de autoridades locais, trade turístico e moradores das comunidades para finalizar o documento que pontua diversas iniciativas de curto, médio e longo prazo.
A Setur também tem investido na capacitação e qualificação profissional do setor turístico. Por meio do Programa Escola do Turismo, em parceria com o Senac e o Sindhal, mais de 2.400 vagas já foram oferecidas nos três primeiros meses de atuação do programa. São cursos gratuitos em diversas áreas da hotelaria e prestação de serviços.
O Crédito do Turismo, outra iniciativa do Governo do Estado, já está disponível para empresas do segmento. Com taxas abaixo do mercado, são disponibilizadas três linhas de crédito para microempresários individuais, ME, EPP e LTDA. Essa iniciativa visa estimular o turismo local de forma sustentável, proporcionando o fortalecimento do setor e beneficiando os moradores da região.
Outra forma de promover o Destino Alagoas é por meio de parcerias estratégicas. Diversas ações foram realizadas, como press trips para jornalistas portugueses, adesivagem de táxis com imagens promocionais de Alagoas em cidades da Europa e roadshows, que levam representantes do trade turístico alagoano para jantares de capacitação com agentes de viagens de cada cidade visitada.
Diante de todas essas conquistas, o Destino Alagoas se mostra cada vez mais atrativo e competitivo. O Governo do Estado, por meio da Setur, continuará trabalhando em parceria com a iniciativa privada para promover o desenvolvimento sustentável do turismo em Alagoas.