Durante a palestra, a psicóloga Denise Quirino, membro do Comitê Estadual de Prevenção e Posvenção do Suicídio e psicóloga da Supervisão de Atenção Psicossocial da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas, ressaltou a importância de valorizar a vida e o convívio social. Segundo ela, afastar-se dos outros pode ser perigoso, por isso é essencial compartilhar a vida com as pessoas ao redor e valorizar momentos de alegria e lazer.
Denise também alertou sobre a ideação suicida, que consiste em persistir no pensamento de desistir da vida e pode evoluir para um planejamento do suicídio. Nesses casos, é necessário estar atento às falas e observar se trata-se de uma ideação ou desabafo. A profissional destacou a importância de instituições como o Centro de Valorização da Vida (CVV), que oferece apoio emocional e atende através do número de emergência 188.
O projeto Interação, idealizado pela enfermeira Denise Ramos e pela assistente social Luiza Freitas, trabalha em três eixos: educação em saúde na sala de espera, educação permanente com os trabalhadores do serviço, musicoterapia e práticas integrativas. De acordo com Denise Ramos, o projeto tem superado as expectativas, promovendo redução da ansiedade e estresse dos pacientes na sala de espera e impactando positivamente a saúde ocupacional dos trabalhadores.
O objetivo do projeto é fortalecer o vínculo e o acolhimento aos usuários que procuram o serviço, reduzir o estresse e a ansiedade dos pacientes, abrir espaço para escuta e diálogo, além de proporcionar esclarecimentos e orientações em saúde por meio de palestras educativas e ações.
O Setembro Amarelo é uma campanha mundial de prevenção ao suicídio, criada em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Neste mês, diversas ações são realizadas para conscientizar a população sobre a importância de cuidar da saúde mental e oferecer apoio às pessoas que estão passando por momentos difíceis. O trabalho realizado pela Uncisal contribui para disseminar informações e promover a valorização da vida.
 
  
 







