ALAGOAS – “Setembro Amarelo: Casal promove campanha de prevenção ao suicídio com programação especial para funcionários”

No dia 06 de setembro de 2023, a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) lançou mais uma campanha em alusão ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. Com o tema “Que tal mudar o dia de alguém?”, a empresa busca engajar seus funcionários na iniciativa e promover a reflexão sobre a prevenção ao suicídio.

Para isso, a Casal planejou uma programação especial, que inclui palestras com assistente social e psicóloga, dinâmicas, sorteios de brindes e coffe-break. As atividades serão realizadas em diferentes datas e locais, como a sede em Maceió, o Complexo Farol, a Estação de Tratamento de Água (ETA) Pratagy, em Benedito Bentes, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Delmiro Gouveia e Santana do Ipanema.

A realização da campanha é justificada pelos alarmantes dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), que apontam mais de 700 mil suicídios registrados em todo o mundo a cada ano. No Brasil, aproximadamente 14 mil casos são registrados anualmente, uma média de 38 pessoas que tiram suas próprias vidas diariamente. No entanto, acredita-se que esses números sejam subnotificados, o que faz com que o número real de casos se aproxime de um milhão.

É importante ressaltar que a maioria dos casos de suicídio está relacionada a doenças mentais, muitas vezes não diagnosticadas ou tratadas de maneira inadequada. Portanto, falar sobre o assunto no ambiente de trabalho é uma forma de quebrar tabus e incentivar os funcionários a buscar ajuda profissional, seja para si mesmos ou para alguém do seu círculo familiar que esteja passando por dificuldades.

A Casal realiza essas atividades todos os anos, com o objetivo de promover reflexões sobre o Setembro Amarelo. A conscientização e o acesso ao tratamento psiquiátrico são essenciais para a prevenção do suicídio, e a empresa busca contribuir para que essas questões sejam discutidas abertamente e de forma responsável.

A campanha da Casal é mais uma iniciativa importante no combate ao suicídio e na valorização da vida. É necessário que a prevenção seja uma prioridade em todos os segmentos da sociedade, e iniciativas como essa contribuem para promover a conscientização e o cuidado com a saúde mental. A participação e o engajamento de empresas e organizações são essenciais para criar um ambiente acolhedor e colaborativo, onde o diálogo sobre o tema seja incentivado e as pessoas se sintam seguras para buscar ajuda quando necessário.

Neste Setembro Amarelo, a Casal dá mais um passo importante ao chamar a atenção de seus funcionários para a prevenção ao suicídio. Que essa iniciativa possa despertar a reflexão e o cuidado com a saúde mental, levando a mudanças positivas na vida de muitas pessoas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo