Além dos testes rápidos para diagnóstico de hepatites, a programação incluiu uma palestra educativa sobre as formas de prevenção da doença e debates com profissionais de saúde. O foco da iniciativa é tanto conscientizar os reeducandos sobre a importância da prevenção quanto garantir o diagnóstico precoce e a implementação de medidas eficazes de tratamento.
Jussiara Reis, coordenadora do Programa Estadual de Controle das Hepatites Virais, destacou o propósito da ação. Segundo ela, a parceria com a Seris visa sensibilizar a população carcerária sobre as medidas preventivas contra as hepatites virais. “Nossa ação visa, além de proteger a população privada de liberdade, acelerar o tratamento em casos positivos para hepatites, sempre com foco na conscientização dos reeducandos, mostrando as formas de se proteger contra a doença”, afirmou.
Reis também mencionou a importância da testagem para a obtenção de um panorama detalhado e consistente sobre a saúde das pessoas privadas de liberdade. Essa abordagem facilita o monitoramento e tratamento das patologias, aumentando significativamente as chances de cura. “Estamos realizando testagem em massa de todos da unidade, ajudando a fazer um bloqueio de transmissão, caso seja apresentado um caso positivo, além de assegurar que o tratamento seja realizado em tempo oportuno”, acrescentou.
As hepatites virais representam uma infecção que inflama o fígado, podendo causar desde alterações leves a graves. Por serem muitas vezes silenciosas, essas infecções podem evoluir para condições mais sérias, como câncer hepático ou cirrose, sem o paciente ter consciência da doença. O diagnóstico e tratamento dessas hepatites são realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Alagoas, gerenciadas pelas 102 Secretarias Municipais de Saúde (SMSs) do estado.
Com a realização da campanha, a Sesau busca fortalecer a prevenção e tratamento das hepatites virais, além de ampliar a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce, contribuindo substancialmente para a saúde pública e para a ressocialização dos reeducandos.