ALAGOAS – Sesau Realiza Oficina para Aprimorar Indicadores e Boas Práticas na Atenção Primária em Saúde em Alagoas



Em um esforço para aprimorar os serviços de saúde pública, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) de Alagoas organizou, na última quinta-feira, uma oficina focada nos Novos Indicadores de Qualidade da Atenção Primária. O evento ocorreu na Escola Técnica Valéria Hora, situada no centro de Maceió, e reuniu um público diversificado que incluiu apoiadores técnicos, gerentes dos Distritos Sanitários, e representantes de várias áreas técnicas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da capital, além de membros da Coordenação de Saúde Bucal e do e-SUS.

O principal objetivo do encontro foi o alinhamento das equipes sobre as recentes mudanças nos indicadores que agora orientam o financiamento, planejamento e avaliação dos serviços oferecidos à população. Esses indicadores são componentes essenciais da nova metodologia de cofinanciamento federal da Atenção Primária em Saúde (APS), implementada em 2024.

Ao longo da oficina, os participantes tiveram a oportunidade de se familiarizar com os 15 novos indicadores, que estão divididos em três blocos específicos: Equipes de Saúde da Família (eSF) e de Atenção Primária (eAP); Equipes Multiprofissionais (eMulti); e Equipes de Saúde Bucal (eSB). A importância da coleta de dados, do monitoramento contínuo e do cumprimento das metas estabelecidas foi amplamente discutida.

Enfermeira Yasmin Santos, apoiadora técnica da Sesau, enfatizou a relevância da capacitação para garantir que os profissionais estejam bem preparados para utilizar as novas ferramentas de avaliação. Ela destacou que este treinamento é fundamental para tornar o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) mais resolutivo e humano.

Yasmin também explicou que o treinamento foi solicitado pela Coordenação Geral de Atenção Primária de Maceió e servirá como preparação inicial para futuros ciclos de capacitação, com o intuito de disseminar as práticas entre todas as áreas técnicas envolvidas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo