O fórum tem um papel crucial ao promover o diálogo entre técnicos e gestores do SUS, buscando melhorar o cuidado com base em evidências científicas. A programação inclui palestras de especialistas na área para discutir questões essenciais desse período.
Entre os participantes, Tereza Cristina Moura Tenório, supervisora de Atenção Psicossocial da Sesau, trará reflexões sobre a campanha Janeiro Branco, que foca na conscientização da saúde mental. Regina Japiá, psicóloga perinatal, abordará os desafios enfrentados por mulheres durante a gestação e o pós-parto. Além disso, Maria Andreza Marques da Silva, enfermeira e mestranda em Enfermagem, apresentará dados sobre sintomas ansiosos e depressivos em gestantes.
A coordenadora técnica da Rede Alyne, Aline Sales, reforça a importância de se discutir saúde mental nesse período de intensas mudanças emocionais, físicas e sociais. Ela destaca como o Fórum Perinatal se configura como um espaço de troca e construção coletiva, necessário para uma atenção mais humana e sensível às necessidades das famílias.
As inscrições estão abertas e podem ser realizadas online. O evento promete ser um marco na capacitação e preparação dos profissionais envolvidos na atenção à saúde materna e infantil, expandindo o cuidado para além das dimensões físicas e fortalecendo o vínculo entre profissionais de saúde e pacientes.