ALAGOAS – Sesau promove segunda etapa do Curso de Sensibilização do Método Canguru para Residentes, capacitando profissionais de Medicina e Enfermagem.



A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) realizou nesta quinta-feira (4) a segunda etapa do I Curso de Sensibilização do Método Canguru para Residentes. O evento foi organizado pela Supervisão Estadual de Cuidados à Mulher, Criança e Adolescente e aconteceu no auditório da Faculdade Estácio de Alagoas, localizada em Maceió.

Profissionais da área da Medicina e Enfermagem que atuam em unidades Neonatais participaram da iniciativa, que reuniu um total de 36 residentes da capital e do interior de Alagoas, nas áreas Neonatal, Pediátrica, de Urgência e Emergência. A terceira e última etapa do curso está agendada para a próxima segunda-feira (8) na Maternidade Escola Santa Mônica (MESM), em Maceió.

O Método Canguru consiste no contato pele a pele da mãe com o bebê prematuro, tendo um impacto significativo na saúde do bebê e contribuindo para evitar óbitos. Estudos comprovaram que bebês prematuros que passaram por esse contato pele a pele com a mãe tiveram um ganho de peso mais rápido, menor incidência de infecções e puderam receber alta hospitalar mais cedo.

A médica da Supervisão de Cuidados à Mulher, Criança e Adolescente da Sesau, Sirmani Frazão, destacou a importância do Curso de Sensibilização do Método Canguru para Residentes, visando disseminar e fortalecer a prática em unidades neonatais, capacitando profissionais de saúde para sua implementação de forma eficaz.

A médica residente em Pediatria, Bárbara Fonseca, também ressaltou a relevância do curso para ampliar o conhecimento sobre o Método Canguru entre os profissionais que lidam com bebês prematuros. Ela enfatizou que técnicas como o Método Canguru podem salvar vidas, são de aplicação simples e eficaz, contribuindo para a humanização na assistência médica.

O evento foi considerado um sucesso pelos participantes e organizadores, reforçando a importância do Método Canguru na promoção da saúde neonatal e no cuidado com os bebês prematuros.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo