ALAGOAS – “Sesau promove I Encontro Alagoano de Reabilitação Psicossocial com foco no desenvolvimento das atividades em Centros de Atenção Psicossocial”

No dia 4 de outubro de 2023, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realizou o I Encontro Alagoano de Reabilitação Psicossocial, com o objetivo de desenvolver estratégias que favoreçam as atividades realizadas nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps). O evento contou com a participação de oficineiros e técnicos de reabilitação psicossocial dos 102 municípios alagoanos, que compõem a Rede de Atenção Psicossocial de Alagoas (RAPS).

Durante o encontro, que aconteceu na Faculdade Estácio, em Maceió, foram discutidas ações de geração de renda, economia solidária e instrumentos de reabilitação psicossocial por meio da arte, cultura e esportes. Além disso, o evento marcou o início da organização das propostas de atividades que farão parte do Festival Mércia Breda: Arte, Cultura, Lazer e Desporto, programado para o final do mês de outubro.

A supervisora de Atenção Psicossocial da Sesau, Tereza Cristina Tenório, destacou a importância do encontro como uma oportunidade de reflexão sobre o que pode ser ampliado e qualificado para atender a população usuária dos Caps. Ela ressaltou que este foi o primeiro encontro após a pandemia da Covid-19 e que as demandas dos profissionais que atuam na área são fundamentais para oferecer o apoio necessário tanto para eles quanto para os usuários.

Tereza também enfatizou a importância de promover o protagonismo dos usuários dos Caps e desmistificar as ações realizadas nessas unidades perante a sociedade. Segundo ela, é fundamental que os profissionais incentivem a participação dos usuários nas ações, para entender melhor suas necessidades e preocupações. Dessa forma, será possível trazer à sociedade a potência dos serviços oferecidos nos Caps e contribuir para diminuir a discriminação enfrentada pelos usuários.

O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, ressaltou que a iniciativa teve um olhar voltado para as especificidades dos Caps, que são serviços mantidos e gerenciados pelas Secretarias Municipais de Saúde. Ele enfatizou a importância de colaborar com os técnicos que atuam nessas unidades para potencializar a assistência aos usuários que estão em sofrimento mental.

O I Encontro Alagoano de Reabilitação Psicossocial foi um marco para a saúde em Alagoas, mostrando a preocupação em desenvolver estratégias eficazes e promover a inclusão e o bem-estar dos usuários dos Centros de Atenção Psicossocial. Com discussões sobre geração de renda, economia solidária e as possibilidades de reabilitação por meio da arte, cultura e esportes, o evento trouxe insights importantes para a melhoria contínua dos serviços oferecidos.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo