A ação, que é voltada para os usuários da Raps residentes nos municípios de São Miguel dos Campos, Junqueiro, Teotônio Vilela, Anadia, Roteiro, Boca da Mata e Campo Alegre, contará com uma série de atividades. Uma das atividades é a exposição de artes produzidas por pessoas atendidas pelos Centros de Atenção Psicossocial (Caps). Além disso, haverá apresentações culturais e prática de atividades físicas.
O Festival Fique Leve visa melhorar o conhecimento, aumentar a conscientização e impulsionar ações que promovam e protejam a saúde mental de todos como um direito humano universal. Para a supervisora de Atenção Psicossocial da Sesau, Tereza Cristina Tenório, o evento é fundamental para fortalecer os serviços de saúde mental a partir das experiências e vivências dos usuários da Raps. “A realização desta ação é fundamental para valorizar nossos usuários, uma vez que incentiva o protagonismo, além de nos dar a oportunidade de reavivar nossos esforços para proteger e melhorar a saúde mental de todos”, explicou.
O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, ressalta a importância da ação para a valorização da saúde mental da população alagoana. “A saúde mental é uma das áreas prioritárias da nossa gestão, pois é ela que mantém as pessoas em equilíbrio, o que se reflete em todas as áreas da vida”, destacou o gestor.
O Festival Fique Leve é uma iniciativa da Sesau em parceria com a Suap e faz parte das ações em comemoração ao Dia Mundial da Saúde Mental. A expectativa é que o evento seja um sucesso e contribua para conscientizar a população sobre a importância da saúde mental e do cuidado com o bem-estar psicológico.
