ALAGOAS – Sesau promove capacitação de servidores das UPAs e hospitais para atendimento a vítimas de violência em Alagoas.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) de Alagoas está promovendo um importante treinamento para capacitar os servidores das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais sobre o atendimento a vítimas de violência. A iniciativa faz parte da Rede de Atenção às Violências (RAV) e visa garantir um atendimento seguro e humanizado para aqueles que foram vítimas de violência, seja ela de cunho sexual ou físico.

Desde março deste ano, os técnicos do Hospital da Criança de Alagoas (HCA) e das UPAs em Maceió, como Chã da Jaqueira, Trapiche, Santa Lúcia, Cidade Universitária, Benedito Bentes e Jaraguá, já passaram pelo treinamento. Além disso, no interior do estado, os técnicos do Hospital Regional da Mata (HRM), em Porto Calvo, e das UPAs em Santana do Ipanema, Delmiro Gouveia, Penedo e Coruripe também foram contemplados.

Durante as capacitações, os servidores recebem orientações de técnicos especializados da RAV, que abordam temas como acolhimento humanizado, manejo de profilaxias em casos de violência sexual, canais de atendimento e primeiros encaminhamentos. A gerente operacional da RAV, enfermeira Thaylise Brito, ressaltou a importância do treinamento para garantir um atendimento qualificado e resolutivo às vítimas de violência.

A RAV atua na linha de cuidado dos vulneráveis, assegurando a assistência a mulheres, crianças, adolescentes, idosos, pessoas com deficiência, comunidades tradicionais e LGBTQIAP+. Dentre os tipos de violência abordados estão a doméstica e a comunitária extrafamiliar, que podem ser físicas, psicológicas, sexuais, patrimoniais e morais.

A capacitação continuará acontecendo ao longo do mês de abril em diversas unidades, como a UPA São Miguel dos Campos e Marechal Deodoro, a UPA Jacintinho, o Hospital Ib Gatto, a UPA Maragogi e a UPA Viçosa. A iniciativa visa garantir um atendimento cada vez mais eficiente e humanizado às vítimas de violência em Alagoas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Botão Voltar ao topo