Durante o evento, foram recolhidas aproximadamente 800 Cadernetas de Vacinação de crianças com até 1 ano, 11 meses e 29 dias, para avaliação. Os enfermeiros da Supervisão de Cuidados à Mulher, Criança, Adolescente e Rede Cegonha (Sumca) da Sesau ficaram responsáveis por analisar as cadernetas, verificando se alguma vacina está em atraso e precisa ser aplicada, além de apontar as próximas datas de vacinação.
A enfermeira da Sesau, Andréa Macário, ressaltou a importância do Censo Vacinal na identificação de regiões com deficiência na aplicação de vacinas, permitindo a realização de ações específicas para aumentar a cobertura vacinal. Após a conclusão das análises, um relatório é gerado para cada município, auxiliando na implementação de estratégias como o Dia D e busca ativa.
O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, reforçou o compromisso da Sesau em ampliar a cobertura vacinal infantil em Alagoas. Ele ressaltou que, apesar do aumento registrado no estado, ainda há muito trabalho a ser feito para garantir que todas as crianças sejam vacinadas conforme o Calendário Nacional de Vacinação.
Em 2023, Alagoas apresentou um aumento nas coberturas vacinais de 13 dos 16 principais imunizantes, com destaque para a vacina contra a Febre Amarela, a Poliomielite e a Hepatite A. A Sesau planeja realizar o Censo Vacinal em cerca de 60 municípios até outubro, em parceria com outras instituições, visando garantir a proteção e saúde das crianças alagoanas.






