ALAGOAS – Sesau Lança IV Mostra para Compartilhar Experiências de Sucesso no Combate à Hanseníase em Alagoas

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) está com inscrições abertas para a quarta edição da Mostra de Experiências Exitosas em Hanseníase. A iniciativa, organizada pela Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde (SEVISA) e pelo Programa Estadual de Vigilância e Controle da Hanseníase, será realizada em 3 de fevereiro no auditório da Escola de Governo de Alagoas (EGAL), em Maceió. As inscrições vão até 19 de janeiro e visam agregar profissionais e gestores de saúde, além de membros de organizações civis e acadêmicos de áreas relacionadas nos 102 municípios do estado.

O evento busca promover a troca de experiências e conhecimentos entre os participantes, contribuindo para o aprimoramento da assistência no combate à hanseníase. Fernanda Vieira, assessora técnica da área de hanseníase, destacou a importância da exposição na promoção de reflexões coletivas sobre os avanços no tratamento e assistência da doença no estado. Segundo Vieira, a mostra estimula o desenvolvimento de ações efetivas no cotidiano dos serviços de saúde, garantindo um tratamento mais eficiente e integrado.

Além disso, Vieira ressaltou a importância da conscientização sobre a doença e a realização de diagnósticos precoces, fundamentais para evitar sequelas graves e óbitos. “Ao fortalecer o diagnóstico precoce, interrompemos a transmissão e evitamos sequelas permanentes. Assim, asseguramos que os pacientes iniciem o tratamento adequado, garantindo suporte integral para a cura sem abandono do tratamento”, afirmou. Ela enfatizou ainda a importância da vigilância sobre óbitos relacionados à hanseníase, para corrigir falhas no sistema de saúde e assegurar que ninguém morra por complicações de uma doença curável e com tratamento gratuito.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo