ALAGOAS – Sesau Lança Iniciativa para Melhorar Acesso a Especialistas com Novos Núcleos de Gestão e Regulação em Saúde

Na tarde desta segunda-feira (31), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) foi palco de uma cerimônia de acolhimento aos novos profissionais que irão compor os Núcleos de Gestão e Regulação do Programa Mais Acesso a Especialistas. Essa iniciativa marca um passo significativo na busca por um sistema de saúde mais acessível e eficiente, onde assistentes sociais, enfermeiros e auxiliares administrativos desempenharão um papel crucial na ampliação e aceleração do acesso dos pacientes a consultas ambulatoriais e exames especializados.

O Mais Acesso a Especialistas, uma estratégia do Governo Federal executada por intermédio do Ministério da Saúde, busca otimizar o tempo de resposta para diagnósticos, com meta de atendimento entre 30 e 60 dias, sem perder de vista o retorno assegurado às Unidades de Saúde da Família para acompanhamento contínuo. A ideia central é criar uma fila única e garantir que o cuidado ao paciente seja o mais completo e integrado possível.

Laudiceia Vieira, supervisora da Regulação Ambulatorial da Sesau, destacou a importância dessa integração dos novos profissionais, apontando que a gestão de filas, a regulação de sistemas e a oferta de cuidado integrado, em sintonia com a Atenção Primária à Saúde (APS) e telessaúde, são os pilares que sustentam essa ambiciosa proposta do programa.

O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, reafirmou a relevância dos núcleos na interface entre as regiões de saúde e a regulação estadual, salientando a determinação do governador Paulo Dantas em prestar um serviço de saúde qualificado e eficiente.

Lançado como uma estratégia dentro da Política Nacional de Atenção Especializada em Saúde, o programa visa também a diminuição das filas para atendimento, garantindo que o paciente que necessitar de múltiplas consultas ou exames especializados tenha acesso facilitado, evitando burocracias desnecessárias. Dessa forma, a meta é que o atendimento seja centralizado e que abranja a maioria das necessidades do paciente em um único espaço, aperfeiçoando a experiência no sistema de saúde pública.

Sair da versão mobile