Durante a ação, foram distribuídos panfletos com dicas de prevenção e fixados cartazes em pontos estratégicos da cidade. Edivaldo Calaça, um morador local, ressaltou a importância da participação de todos na luta contra o mosquito, destacando que pequenas ações individuais podem fazer uma grande diferença.
O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, enfatizou a relevância das ações itinerantes para mobilizar a população e reduzir os focos do Aedes aegypti em Alagoas. Ele também orientou sobre medidas simples que podem ajudar a combater o mosquito, como colocar areia nos vasos de plantas, manter as caixas d’água fechadas e limpar as calhas.
Além das atividades realizadas em Maragogi, a Sesau irá capacitar os servidores das secretarias municipais de Saúde em relação ao controle de doenças transmissíveis e acompanhar a situação epidemiológica em todo o estado. Recentemente, médicos e enfermeiros foram treinados sobre o manejo clínico dos pacientes com dengue, visando um diagnóstico precoce para evitar complicações graves.
Essa ação da Sesau demonstra o compromisso do órgão em promover a saúde e o bem-estar da população alagoana, reforçando a importância da prevenção e do engajamento de todos nessa luta contra a dengue.
