ALAGOAS – “Sesau Garante Apoio Psicológico e Acolhimento para Foliões nas Prévias Carnavalescas no Jaraguá durante Nise no Frevo”

Na última sexta-feira (2), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promoveu a primeira edição da “Nise da Silveira no Frevo” durante as prévias carnavalescas de 2024 no bairro do Jaraguá, em Maceió. A ação representou uma parceria com diversos órgãos do Estado e teve como objetivo garantir apoio psicológico e assessoria jurídica para os foliões que estavam curtindo os blocos de rua no local.

A iniciativa contou com uma estrutura montada em frente ao Coreto de Jaraguá, onde diversos profissionais da Sesau estavam à disposição para acolher pessoas que precisavam de apoio psicológico, bem como vítimas de assédio sexual. Além disso, foram distribuídos kits com preservativos e materiais impressos para conscientizar as pessoas sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e a importunação sexual.

Tereza Tenório, supervisora de Atenção Psicossocial da Sesau, destacou que a “Nise no Frevo” foi um marco nas prévias carnavalescas. “A ideia é que pudéssemos orientar e cuidar das pessoas também neste momento de festa. Montamos uma Sala Lilás para atender às mulheres vítimas de importunação sexual e também uma Sala Amarela para o acolhimento de pessoas em sofrimento psíquico”, salientou.

Essa iniciativa demonstrou o compromisso da Sesau em oferecer apoio psicológico e acolhimento para garantir a segurança e a saúde dos foliões. Os profissionais presentes na ação foram da Supervisão de Atenção Psicossocial (SUAP) da Sesau e Rede de Atenção às Violências (RAV).

Além disso, a ação contou com a parceria da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), RAV, Agência Reguladora de Serviços Públicos (Arsal), Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar de Alagoas (PM/AL) e Polícia Civil de Alagoas (PC/AL). A presença desses órgãos reforçou o compromisso do Governo de Alagoas em unir esforços para garantir a segurança e o bem-estar de todos os alagoanos.

Com essa ação multissetorial, a Sesau mostrou sua preocupação em oferecer apoio psicológico e acolhimento para as vítimas de importunação sexual, além de conscientizar a população sobre a prevenção de ISTs. Essa iniciativa demonstrou a importância do cuidado e do apoio durante os eventos festivos, garantindo que todos pudessem aproveitar o carnaval de forma segura e tranquila.

Sair da versão mobile