Ministrada pela médica Dra. Rafaela Freitas e pela enfermeira Emilly Cristine, a palestra destacou a importância do planejamento reprodutivo, reforçando o direito das mulheres de escolherem o momento mais adequado para engravidar, considerando suas responsabilidades pessoais e profissionais. Em suas falas, as profissionais de saúde ressaltaram a importância de disseminar informação sobre o acesso e vantagens oferecidas pelo DIU, uma solução de longa duração para prevenção de gravidezes não planejadas.
Dra. Rafaela enfatizou que o conhecimento sobre planejamento reprodutivo precisa transcender o ambiente hospitalar. “Nossa missão é não apenas informar as gestantes presentes, mas também incentivar que essas mulheres compartilhem o que aprenderam com amigas, irmãs e outras familiares, ampliando o alcance das informações”, ressaltou a médica.
O DIU se apresenta como um método eficaz e acessível, cuja inserção pode ser realizada em estabelecimentos de Atenção Primária. Nesse sentido, a Sesau tem apostado no reforço, através da capacitação de equipes de enfermagem, para ampliar o acesso ao dispositivo em diversos municípios de Alagoas. “Estamos comprometidos com a capacitação profissional e a realização de rodas de conversa que solidifiquem o entendimento sobre o planejamento familiar”, destacou Dra. Rafaela.
A coordenadora da Uepnar, Taylane Araújo, afirmou que as ações educativas serão contínuas na unidade, objetivando alcançar um número ainda maior de mulheres. Ela ressaltou a importância dessas iniciativas em transformar as gestantes e seus acompanhantes em agentes multiplicadores, ampliando a conscientização sobre métodos contraceptivos e planejamento familiar.
Em suma, a parceria entre Sesau e Secria evidencia o compromisso do setor público de saúde em promover o bem-estar e a autonomia reprodutiva das mulheres alagoanas, fortalecendo os pilares da educação em saúde no estado.
