ALAGOAS – Sesau e Hospital Alemão Oswaldo Cruz promovem debate sobre equidade na saúde pública em Alagoas



Sesau Recebe Representantes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz para Discutir Equidade na Saúde

Na tarde do dia 30 de julho de 2024, a Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) promoveu uma relevante roda de conversa no auditório da Superintendência de Valorização de Pessoas, em Maceió. O evento contou com a participação de destacados representantes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) e teve como principal objetivo discutir a equidade no Sistema Único de Saúde (SUS).

O encontro, realizado com o apoio do Ministério da Saúde e em parceria com o Instituto Raízes de Áfricas, reuniu membros dos Comitês Estaduais de Prevenção e Pósvenção do Suicídio e de Equidade no SUS de Alagoas. A temática central do debate foi “Escuta Ativa: Equidade em Pauta – Corpos Objetificados e Territórios Desracializados”. A sessão foi mediada pela ativista Arísia Barros, do Instituto Raízes de Áfricas.

Entre os presentes no evento estavam o secretário executivo de Gestão Interna da Sesau, Eder Correia, a superintendente de Valorização de Pessoas da Sesau, Andréa Loureiro, e a gerente de Desenvolvimento e Educação em Saúde, Mayara Lopes. Também marcaram presença as representantes do HAOC que atuam no apoio ao Programa Nacional de Equidade Gênero, Raça, Etnia e Valorização das Trabalhadoras do SUS: Camila Tavares de Sousa, coordenadora de projetos da Responsabilidade Social; Samara Kielmann, gerente de projetos de Responsabilidade Social; Taináh Mota, analista de projetos; e Lene Meneses, analista de projetos sênior.

Mayara Lopes destacou a importância da parceria com o HAOC, frisando a missão conjunta com o Ministério da Saúde de apoiar os estados na execução de ações do Programa Nacional de Equidade. “Ficamos felizes em receber a equipe de equidade do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Estamos unindo forças para que a rede pública estadual de Saúde se torne, por meio do processo de Educação Permanente, um ambiente acolhedor e seguro”, afirmou.

Eder Correia ressaltou o pioneirismo de Alagoas em implementar um Comitê de Equidade no SUS, o primeiro no Brasil. “Isso nos torna pioneiros e demonstra o nosso compromisso em promover ações para reduzir as iniquidades. Estamos realizando ações formativas e possibilitando parcerias para ampliar o diálogo, identificar problemas e enfrentá-los, visando um ambiente de trabalho humanizado e acolhedor”, explicou o secretário.

A ação contou com o apoio da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA), Sesau, Instituto Raízes de Áfricas e o MS, por meio do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. A iniciativa também teve a contribuição significativa das equipes da Gerência de Desenvolvimento e Educação em Saúde (GDES), Supervisão de Atenção Psicossocial (SUAP) e os comitês estaduais, que contam com a atuação de diversas Secretarias de Estado e outras instituições.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo