Sesau Recebe Representantes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz para Discutir Equidade na Saúde
Na tarde do dia 30 de julho de 2024, a Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) promoveu uma relevante roda de conversa no auditório da Superintendência de Valorização de Pessoas, em Maceió. O evento contou com a participação de destacados representantes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) e teve como principal objetivo discutir a equidade no Sistema Único de Saúde (SUS).
O encontro, realizado com o apoio do Ministério da Saúde e em parceria com o Instituto Raízes de Áfricas, reuniu membros dos Comitês Estaduais de Prevenção e Pósvenção do Suicídio e de Equidade no SUS de Alagoas. A temática central do debate foi “Escuta Ativa: Equidade em Pauta – Corpos Objetificados e Territórios Desracializados”. A sessão foi mediada pela ativista Arísia Barros, do Instituto Raízes de Áfricas.
Entre os presentes no evento estavam o secretário executivo de Gestão Interna da Sesau, Eder Correia, a superintendente de Valorização de Pessoas da Sesau, Andréa Loureiro, e a gerente de Desenvolvimento e Educação em Saúde, Mayara Lopes. Também marcaram presença as representantes do HAOC que atuam no apoio ao Programa Nacional de Equidade Gênero, Raça, Etnia e Valorização das Trabalhadoras do SUS: Camila Tavares de Sousa, coordenadora de projetos da Responsabilidade Social; Samara Kielmann, gerente de projetos de Responsabilidade Social; Taináh Mota, analista de projetos; e Lene Meneses, analista de projetos sênior.
Mayara Lopes destacou a importância da parceria com o HAOC, frisando a missão conjunta com o Ministério da Saúde de apoiar os estados na execução de ações do Programa Nacional de Equidade. “Ficamos felizes em receber a equipe de equidade do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Estamos unindo forças para que a rede pública estadual de Saúde se torne, por meio do processo de Educação Permanente, um ambiente acolhedor e seguro”, afirmou.
Eder Correia ressaltou o pioneirismo de Alagoas em implementar um Comitê de Equidade no SUS, o primeiro no Brasil. “Isso nos torna pioneiros e demonstra o nosso compromisso em promover ações para reduzir as iniquidades. Estamos realizando ações formativas e possibilitando parcerias para ampliar o diálogo, identificar problemas e enfrentá-los, visando um ambiente de trabalho humanizado e acolhedor”, explicou o secretário.
A ação contou com o apoio da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA), Sesau, Instituto Raízes de Áfricas e o MS, por meio do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. A iniciativa também teve a contribuição significativa das equipes da Gerência de Desenvolvimento e Educação em Saúde (GDES), Supervisão de Atenção Psicossocial (SUAP) e os comitês estaduais, que contam com a atuação de diversas Secretarias de Estado e outras instituições.