ALAGOAS – Sesau e gestores municipais debatem projetos de saúde em reunião técnica no Sinmed/AL em Maceió



Na tarde desta segunda-feira (06/05/2024), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e gestores municipais de Alagoas se reuniram no Sindicato dos Médicos, localizado em Maceió, para discutir projetos e demandas relacionadas à área da saúde. O encontro faz parte da III Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) de 2024 e contou com a presença de membros do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL).

A reunião foi conduzida pelo secretário executivo de Regulação e Gestão da Sesau, Igor Monteiro, e pelo presidente do Cosems/AL, Rodrigo Buarque. Dentre os principais temas discutidos, destacam-se o credenciamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro de Santa Lúcia, em Maceió, a atualização do redesenho da Rede de Urgência e Emergência (RUE) e o credenciamento de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital da Cidade, em Maceió.

Além disso, durante a reunião foram debatidas questões como a habilitação de hospitais para realização de procedimentos cirúrgicos, a atualização do Plano de Ação Estadual da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência e o credenciamento da Fundação Brasil de Apoio ao Idoso (FUNBRASIL) como CER II. Também foi aprovado o Regimento Interno da Câmara Técnica de Humanização (CTH/AL).

Para o secretário Igor Monteiro, a CIB é um espaço fundamental para o diálogo e a articulação entre Estado e municípios, visando a criação e manutenção de políticas de saúde eficientes. Ele ressaltou a importância do trabalho conjunto para garantir uma assistência de qualidade à população alagoana.

A Comissão Intergestores Bipartite do Estado de Alagoas (CIB/AL) desempenha um papel essencial na regulamentação e operacionalização das políticas de saúde, buscando a integração e eficiência dos serviços prestados no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A atuação conjunta dos gestores estaduais e municipais é fundamental para o funcionamento adequado das redes de atenção à saúde e para a melhoria contínua do sistema de saúde em Alagoas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo