Durante a reunião, diversos temas foram abordados, todos com o intuito de qualificar a assistência em saúde para os alagoanos. Gustavo Pontes de Miranda, acompanhado do secretário executivo de Gestão Interna, Éder Correia, ressaltou a importância da participação de Alagoas nessas discussões, destacando que as decisões tomadas impactam diretamente nos serviços oferecidos pela Rede Pública do estado.
Um dos pontos debatidos foi o impacto da judicialização da saúde, que tem crescido ano após ano, na Política da Atenção Especializada. O secretário pontuou que a troca de experiências com outros estados é fundamental para o desenvolvimento de ações assistenciais eficazes em Alagoas.
Entre as iniciativas implementadas no estado e que servem como modelo para outros estados brasileiros está o Programa Salva Mais, que promove a integração dos Sistemas de Urgência e Emergência. Além disso, a situação das arboviroses no Brasil foi discutida, com ênfase no aumento de casos de dengue em diversas regiões.
Gustavo Pontes de Miranda ressaltou a importância da população adotar medidas de prevenção para evitar a proliferação do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. O secretário cumpre agenda oficial em Brasília até o dia seguinte, participando ativamente das discussões sobre melhorias para a saúde pública de Alagoas.