ALAGOAS – Sesau de Alagoas promove I Simpósio Estadual para fortalecer residências em saúde e práticas integrativas no SUS.



A Secretaria de Saúde de Alagoas (Sesau) iniciou, nesta quinta-feira, 5 de dezembro, o primeiro Simpósio Estadual das Residências em Saúde, evento que ocorre no Campus I do Centro Universitário Cesmac, em Maceió. O simpósio, que também segue na sexta-feira, tem como foco principal discutir os desafios éticos e a pesquisa científica no Sistema Único de Saúde (SUS). Representando as autoridades locais, o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, abriu o evento, acompanhado pelo secretário Executivo de Gestão Interna da Sesau, Éder Correia, entre outros convidados de destaque no cenário da saúde.

Destinado a fortalecer a formação e enriquecer o aprendizado dos residentes, o simpósio busca promover um espaço de diálogo e compartilhamento de boas práticas na formação médica, com ênfase em decisão clínica, ética profissional e a importância da pesquisa científica para o desenvolvimento do SUS. “A determinação do governador Paulo Dantas é que possamos formar mais especialistas no Estado, tanto na rede pública quanto na privada, fortalecendo as residências médicas”, destacou Gustavo Pontes de Miranda.

Durante o encontro, serão discutidas experiências em práticas integrativas de saúde, cuidados paliativos e saúde mental, além de contar com o apoio de plataformas de suporte, como a UpToDate, representada por Allan Conti. Priscilla Azevedo, do Ministério da Saúde, ressaltou a relevância do simpósio em um momento de avanços na Política Nacional de Residências.

O evento conta ainda com a I Mostra de Produções Científicas das Residências em Saúde de Alagoas, reforçando o compromisso com a formação baseada em evidências e a prática científica como pilares essenciais do aprimoramento profissional e da atenção qualificada à população. A programação do segundo dia inclui uma série de palestras interativas e oficinas de trabalho para enriquecer ainda mais a formação dos participantes.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo