O evento ocorreu no auditório da Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), localizada no bairro Trapiche, em Maceió, e contou com a presença de diversos profissionais engajados em aprimorar seus conhecimentos sobre o tema. O coordenador do Programa Estadual de Controle de Zoonoses da Sesau, Clarício Bugarim, ressaltou a importância da capacitação para conscientizar e preparar os profissionais em relação aos protocolos de atuação e unidades de referência.
Durante o treinamento, os participantes foram orientados sobre a prevenção da raiva humana, a correta aplicação de medicamentos e imunizantes, além dos protocolos de atendimento em casos de acidentes com animais peçonhentos. O curso faz parte da programação da Sesau em comemoração ao Dia Mundial das Zoonoses, que acontece no próximo sábado, dia 6 de julho.
Diversas palestras foram ministradas durante o evento, abordando temas como diagnóstico e tratamento de acidentes por animais peçonhentos, profilaxia da raiva humana, fluxo e profilaxia dos acidentes por animais peçonhentos, e boas práticas em vacinação. O infectologista Fernando Maia, do Hospital Escola Helvio Auto (HEHA), e os profissionais de enfermagem da Sesau e do PNI/AL, também compartilharam seus conhecimentos e experiências com os participantes.
Essa iniciativa da Sesau visa garantir um atendimento de qualidade à população e capacitar os profissionais de saúde para lidar com situações de emergência envolvendo zoonoses e acidentes por animais peçonhentos. A busca por aprimoramento e conhecimento é fundamental para garantir a segurança e bem-estar da comunidade.






