ALAGOAS – Sesau Capacita Nutricionistas para Otimizar Saúde de Pacientes no Hospital Geral do Estado em Maceió

No dia 14 de fevereiro de 2025, o Hospital Geral do Estado (HGE) em Maceió recebeu um importante programa de capacitação para seus nutricionistas, destacando o uso de suplementos, dietas enterais e fórmulas alimentares. Promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a iniciativa tem como principal objetivo assegurar a aplicação das melhores práticas nutricionais, visando o restabelecimento da saúde dos pacientes atendidos na unidade.

Alina Wallraf, coordenadora do Serviço Médico de Terapia Nutricional, explicou que o programa é essencial para pacientes que não conseguem se alimentar normalmente. “Oferecemos nutrição enteral para todos os pacientes que não conseguem se alimentar pela via oral, utilizando o trato gastrointestinal como alternativa para garantir o estado nutricional adequado”, ressaltou. A capacitação busca atender pacientes que necessitam de sondas, ostomias ou nutrição parenteral, processos cruciais para indivíduos impossibilitados de consumir alimentos pelas vias tradicionais.

Desde o ano passado, a Sesau tem trabalhado em parceria com nutricionistas da rede de saúde e empresas fornecedoras para expandir esse projeto a outros hospitais do estado. Neste cenário, Lays Juliana, nutricionista do Sesau, destacou a importância do curso ao fortalecer os serviços de saúde, ampliando o alcance da capacitação para além do HGE.

O HGE, um pilar na assistência do Sistema Único de Saúde (SUS), atende exclusivamente casos de média e alta complexidade. Com diversas especialidades médicas como Cardiologia, Neurologia e Ortopedia, a unidade é referência na região. Para o coordenador médico Elton Leandro, “contar com profissionais qualificados e preparados para diversas situações sempre representa um ganho significativo para a população”. Tal destaque reafirma a importância da nutrição como parte integral no sucesso dos atendimentos da unidade, especialmente em situações de trauma e cuidados pediátricos, os quais recebem pacientes regulados de outras instituições diariamente.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo