Com o objetivo de conscientizar a população sobre a prevenção do HPV, foi dedicado o dia 4 de março como o Dia Internacional de Conscientização sobre o Papilomavírus Humano. Esse vírus é a Infecção Sexualmente Transmissível (IST) mais prevalente no Brasil e no mundo, sendo responsável por mais de 90% dos casos de cânceres cervicais uterinos, vulvares, penianos, anais e de orofaringe.
A enfermeira do Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL), Laudicéia Vieira, destacou a eficácia da vacinação contra o HPV na prevenção da infecção. Ela ressaltou a importância dos pais e responsáveis incentivarem os adolescentes a completarem o esquema vacinal, composto por duas doses.
Atualmente, o Ministério da Saúde oferece a vacina quadrivalente contra os tipos de HPV 6, 11, 16 e 18 para meninas e meninos entre 9 e 14 anos. Além disso, grupos específicos, como portadores de HIV/Aids, transplantados e pacientes oncológicos, também podem receber a vacina.
A vacinação completa contra o HPV consiste na aplicação de duas doses, sendo essencial para a prevenção de doenças graves. A Sesau reforça a importância da imunização, tendo em vista os benefícios comprovados da vacina na redução do risco de câncer cervical e anal em adolescentes vacinados.
Portanto, é fundamental que a população siga as recomendações de saúde pública e complete o esquema vacinal contra o HPV. A vacinação é uma medida preventiva eficaz e essencial para proteger a saúde e prevenir complicações decorrentes da infecção pelo vírus.