ALAGOAS – Sesau Abre 73 Vagas para Residência Médica e Multiprofissional; Inscrições até 5 de Setembro



A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) anunciou o início das inscrições para o Exame Nacional de Residência (Enare) nesta quarta-feira (7), oferecendo um total de 73 vagas para Residência Médica, Multi e Uniprofissional. Os interessados poderão se inscrever até o próximo dia 5 de setembro. As oportunidades estão distribuídas entre três importantes hospitais da Rede Pública Estadual de Saúde de Alagoas: o Hospital Geral do Estado (HGE), o Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA) e o Hospital de Emergência do Agreste (HEA) em Arapiraca.

Das 73 vagas disponíveis, 38 são direcionadas ao HGE, 26 ao HEA e nove ao HMA. Os candidatos que desejarem participar devem acessar o site do Exame Nacional de Residência para ler o edital e realizar a inscrição. A iniciativa visa promover eficiência, transparência e economia aos cofres públicos, incluindo ações afirmativas com cotas para candidatos negros, indígenas e quilombolas.

A aplicação das provas será simultânea em todo o país no dia 20 de outubro, sob a responsabilidade da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Gustavo Pontes de Miranda, secretário de Estado da Saúde, ressaltou a importância da residência para a especialização dos profissionais de saúde, destacando que a oportunidade é imperdível para aqueles que já atuam na Rede Pública Estadual de Saúde de Alagoas, pois ajuda a potencializar o conhecimento existente e melhora a assistência prestada à população.

As vagas são destinadas a profissionais com graduação em Medicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional. Para as vagas de Residência Médica, voltadas especificamente a médicos que desejam aprimorar suas habilidades clínicas e teóricas em diversas especialidades, o valor da inscrição é de R$ 330,00. Já para as vagas de Residência Multi e Uniprofissional, o custo é de R$ 220,00 para todas as especialidades. A seleção unificada será conduzida pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Este ano, uma novidade importante é a criação dos Programas de Residência na área Multiprofissional no HGE e no HEA, com especialidades focadas em Atenção ao Paciente Crítico e Atenção em Urgência e Emergência, ampliando a oferta de programas na Rede Pública Estadual de Alagoas.

Na área médica, as especialidades incluem Anestesiologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Emergência Pediátrica, Endoscopia, Medicina de Emergência, Medicina Física e Reabilitação, Medicina Intensiva, Neurologia, Ortopedia e Traumatologia e Pediatria. Na área Uniprofissional, há vagas para Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia em Terapia Intensiva e Nutrição Clínica.

O Enare segue o modelo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e oferece 8.700 vagas em diversas especialidades médicas em todo o Brasil. A classificação será baseada na nota da prova e na análise curricular, em um sistema similar ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), permitindo que os candidatos concorram a vagas em 1.700 programas de residência em todo o país.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo