ALAGOAS – Servidores da UPA de Viçosa recebem capacitação da Sesau para atendimento a vítimas de violência, visando assistência humanizada.

Na última quinta-feira (02), a Rede de Atenção às Violências (RAV) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promoveu uma oficina de capacitação para os servidores da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Viçosa, localizada no interior de Alagoas. O objetivo da capacitação foi orientar os profissionais sobre os cuidados a serem tomados com as vítimas de violência que podem buscar atendimento na unidade.

A ação teve o foco na assistência às vítimas, com destaque para os casos envolvendo crianças. Os servidores foram preparados para garantir uma assistência ágil, eficiente e humanizada, priorizando o acolhimento das pessoas agredidas, seja sexualmente ou fisicamente.

Durante a capacitação, os técnicos da RAV forneceram instruções sobre o funcionamento do programa, manejo e administração de profilaxias para casos de violência sexual, além de orientações sobre encaminhamentos adequados.

A gerente operacional da RAV, enfermeira Thaylise Brito, ressaltou a importância de um acolhimento humanizado e integral para as vítimas, destacando a UPA como porta de entrada para esses casos. Além da UPA de Viçosa, a RAV também tem capacitado servidores de outras unidades de pronto atendimento na capital e em diversos municípios do interior.

O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, enfatizou a importância das capacitações oferecidas pela pasta para garantir um atendimento cada vez mais humanizado aos alagoanos que procuram as unidades de saúde do Estado.

A RAV atua para garantir assistência adequada a pessoas em situações vulneráveis, como mulheres agredidas, crianças, idosos, pessoas com deficiência, povos tradicionais, pessoas pretas e LGBTQIAP+. Os casos mais atendidos envolvem agressões domésticas de natureza física, psicológica, sexual, patrimonial e moral.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo