A Superintendência de Valorização de Pessoas da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) orienta os servidores sobre os prazos para o Programa de Avaliação de Desempenho Anual dos Servidores da Saúde. O processo, que iniciará no dia 18 de janeiro, avaliará o desempenho dos trabalhadores das carreiras regidas pela Lei Estadual nº 8.633 de 28 de março de 2022.
De acordo com o cronograma do programa, publicado no Diário Oficial do Estado de 7 de dezembro de 2023, os grupos de avaliação com a chefia imediata e a respectiva equipe serão constituídos até o dia 17 de janeiro de 2024. Também serão cadastrados os servidores que não participaram do Programa de Avaliação de Desempenho nos anos anteriores ou que pretendem atualizar os dados, caso tenha ocorrido mudanças cadastrais.
O processo analisará a competência do ano de 2023 e contará com a avaliação realizada pela chefia imediata e autoavaliação do servidor. Devem realizar a avaliação os servidores da área de saúde das carreiras de técnico superior, assistente, auxiliar, técnico superior de apoio, assistente de serviços de apoio e auxiliar de serviços de apoio, nos regimes de trabalho normal, urgência e emergência, regidos pela Lei Estadual nº 8.633 de 28 de março de 2022.
A avaliação de desempenho, coordenada pelo setor de Administração de Avaliação de Desempenho da Gerência de Desenvolvimento e Educação em Saúde, completou 10 anos de implantação em 2023 e tem como objetivo atender um dos requisitos para progressão funcional do servidor, com a mudança de Classe/Letra.
Para participar do processo, os servidores e chefias devem responder ao questionário disponível no Sistema RHDesempenho, que estará acessível a partir do dia 18 de janeiro. É fundamental cumprir os prazos estabelecidos para garantir a execução do Programa de Avaliação de Desempenho.
A supervisora do setor de Administração de Avaliação de Desempenho, Ângela Nascimento, ressaltou a importância da participação ativa dos servidores, das chefias e dos setores de gestão de pessoas das unidades para prestar apoio aos servidores. Aqueles que tiverem dúvidas ou dificuldades de acesso à plataforma podem entrar em contato ou comparecer no setor de Gestão de Pessoas da unidade de origem ou no local de trabalho.
Além disso, é necessário estar atento à documentação necessária para realizar o procedimento, como contracheque atualizado, carteira de identidade, CPF, título de eleitor, entre outros documentos que podem variar de acordo com as especificidades de cada servidor.
Portanto, a atenção aos prazos e a correta realização do processo de avaliação e autoavaliação de desempenho são essenciais para garantir a progressão funcional dos servidores da saúde em Alagoas.