A missão começou pela Finlândia, país reconhecido por seu sistema educacional de excelência. Lá, os servidores puderam conhecer escolas, bibliotecas e universidades conceituadas que priorizam o bem-estar e o desenvolvimento integral do estudante. Em seguida, seguiram para a Estônia, considerado o país mais digital do mundo, onde foram recebidos pela primeira-ministra Kaja Kallas.
A imersão na Europa é realizada em parceria com a Demos Helsinki, organização finlandesa que presta consultoria sobre governança e inovação social. Os participantes têm a oportunidade de conhecer experiências exitosas e buscar inspiração para implementar políticas públicas em Alagoas.
Entre os servidores premiados estão o superintendente de Desenvolvimento do Ensino Médio e Políticas Educacionais, Ricardo Lisboa, e a gerente especial de Combate ao Abandono Escolar, Sheyla Montenegro. Eles foram acompanhados por duas ex-servidoras da Seduc que também venceram o concurso, Vanessa Bezerra e Daliana Silva.
Ricardo Lisboa destacou a importância da imersão na Europa para conhecer práticas inovadoras em educação e transformar vidas por meio da educação. Ele ressaltou o sucesso do programa Cartão Escola 10, iniciativa do Governo de Alagoas no combate à evasão escolar, e como a viagem está sendo proveitosa para entender como os aparelhos públicos podem estar a serviço da população.
Sheyla Montenegro enfatizou a gratificação de participar da imersão e absorver conhecimento para aprimorar programas sociais, como o Cartão Escola 10, que busca facilitar a vida do estudante e garantir sua permanência na sala de aula.
O Concurso de Ações Inovadoras, promovido pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) por meio da Escola de Governo de Alagoas (Egal), tem como objetivo reconhecer ideias e projetos desenvolvidos por servidores estaduais que promovam inovação no serviço público. As inscrições para a edição 2023 já estão abertas e podem ser feitas até o dia 3 de novembro.