ALAGOAS – “Servidores da Educação ganham manhã de cuidados para a saúde masculina como parte da campanha Novembro Azul”

No dia 24 de novembro de 2023, os servidores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) tiveram a oportunidade de participar de uma manhã de cuidados voltados para a saúde masculina como parte da campanha Novembro Azul. O objetivo da ação foi reforçar a importância da prevenção do câncer de próstata, que é a segunda maior causa de morte entre os homens em decorrência de neoplasias malignas. A atividade ocorreu no Centro de Formação Professor Ib Gatto Falcão, no Cepa.

Durante o evento, os servidores tiveram a oportunidade de passar por uma triagem conduzida por estudantes de Medicina da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), sob a supervisão do professor Juraci Lima, especialista em medicina do trabalho. Além disso, houve a oferta de exames e uma palestra sobre a importância da prevenção masculina ministrada pelo próprio Juraci Lima.

O médico ressaltou a necessidade de criar uma cultura de autocuidado entre os homens, enfatizando a importância de realizar exames de rotina e manter um acompanhamento regular com profissionais de saúde, como o urologista. Ele destacou que, muitas vezes, os homens não têm o costume de priorizar sua saúde e ações como essa, promovida pela Seduc, são fundamentais para conscientizá-los sobre a importância do cuidado com a saúde.

Durante a triagem, um dos participantes, o motorista de ônibus escolar Nilton Diamante, descobriu que estava com a pressão alta e sobrepeso, fatores que podem representar riscos à saúde. Após a conversa com os alunos, ele se comprometeu a cuidar mais da própria saúde, reconhecendo a importância de ações como essa promovidas pela Seduc.

O câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens e é responsável por 28,6% das mortes causadas por neoplasias malignas na população masculina. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos em decorrência desse tipo de câncer, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Em sua fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas, o que torna a prevenção e a realização de exames regulares ainda mais importantes.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo