O objetivo do artigo desenvolvido por Rodrigues foi fornecer suporte à decisão na terceirização de TI por meio de um modelo de dinâmica de sistemas, a partir de sua tese de doutorado defendida em 2015 no programa de pós-graduação em Ciência da Computação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), com colaboração de instituições internacionais.
Ao ser questionado sobre a importância do artigo, Tárcio destacou a relevância do trabalho desenvolvido durante o doutorado e a visibilidade internacional que a publicação traz para a aplicação do estado da arte de sistemas de apoio à decisão em uma organização pública de gestão tributária no Brasil. O artigo foi categorizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) como Quais A1.
Com vasta experiência no setor público e acadêmico, Tárcio Rodrigues atua como professor PhD e pesquisador no Instituto Federal de Alagoas (Ifal) há 28 anos. Além disso, desde 2006 é auditor de finanças e controle da arrecadação na Sefaz, com foco em infraestrutura e segurança da informação, ocupando atualmente o cargo de chefe de Segurança da Informação e Encarregado da Proteção de Dados na instituição. Sua expertise também se estende à área de cobrança da Gerência de Arrecadação e Crédito Tributário (Gerac), contribuindo com modelos de apoio à decisão baseados em dados e conhecimento.
Tárcio Rodrigues é reconhecido por seu engajamento com iniciativas relacionadas à Governança de Processos de Negócio e sua atuação estratégica na área de tecnologia e gestão tributária.