ALAGOAS – Seplag Alagoas cede 12 imóveis à Uncisal para ampliação e modernização do campus em Maceió

Em uma ação significativa para o fortalecimento da educação superior no estado, a Secretaria de Estado de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) finalizou a cessão de 12 imóveis localizados no bairro Trapiche da Barra, em Maceió, para a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). Esses imóveis, que foram desapropriados pelo governo estadual, serão utilizados para a expansão do campus da Uncisal, um passo importante na melhoria da infraestrutura educacional no estado de Alagoas.

O procedimento para a desapropriação envolveu um investimento de 11 milhões de reais por parte da Uncisal. Com recursos destinados à desapropriação de imóveis residenciais e comerciais ao redor do Campus Governador Lamenha Filho, o Termo de Cessão foi oficializado em uma reunião na sede da Seplag. O evento, que aconteceu no dia 17, foi marcado pela publicação da cessão no Diário Oficial do Estado.

A assinatura dos termos contou com a presença do reitor da Uncisal, Henrique Costa, e das secretárias interinas de Planejamento, Gestão e Patrimônio, Elesjandely Marques e Júlia Casado. Durante a cerimônia, Casado destacou a importância da entrega desses imóveis para a universidade. “Estamos muito felizes com a entrega desses 12 imóveis para a Uncisal, permitindo a concretização dos projetos de ampliação da universidade. Com essa entrega, o governo Paulo Dantas reafirma o compromisso com investimentos para proporcionar uma educação pública de qualidade para todos os alagoanos”, afirmou.

A expansão da Uncisal dá continuidade a uma das maiores reformas estruturais na história da instituição, iniciada em 2021. O projeto já proporcionou melhorias significativas em salas de aula, laboratórios e áreas de convivência, além de implementar medidas de acessibilidade e adquirir equipamentos para ensino, pesquisa e extensão. Com um investimento total de 20 milhões de reais nos últimos quatro anos, a reforma visa não apenas à ampliação física, mas também à melhoria qualitativa dos espaços educacionais.

Nos terrenos recentemente cedidos, já existem planos avançados para a construção de novas instalações, incluindo um restaurante universitário, uma policlínica para atividades práticas dos estudantes, um edifício dedicado a pesquisas e uma quadra poliesportiva. Essa nova infraestrutura permitirá que a universidade acomode atividades esportivas que atualmente ocorrem fora de suas instalações, representando um avanço significativo na qualidade de vida acadêmica dos alunos.

Este movimento da Seplag faz parte de uma estratégia mais ampla de otimização e uso do patrimônio imobiliário do estado, através da Superintendência de Gestão e Patrimônio (SGP). Ao redistribuir e utilizar de maneira mais eficaz os espaços disponíveis, o estado almeja melhorar a oferta e a qualidade de serviços educacionais, reafirmando o compromisso com a educação superior e a pesquisa científica em Alagoas.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo