ALAGOAS – Semu Promove Dignidade no Presídio Santa Luzia com Ação Focada em Saúde e Valorização das Reeducandas

No dia 24 de março de 2026, a Secretaria de Estado da Mulher (Semu) realizou mais uma edição do projeto “Dia Delas” no Presídio Santa Luzia, em Maceió. O evento, voltado para as mulheres reclusas, buscou promover dignidade e cuidados essenciais. A iniciativa conta com a participação da equipe multidisciplinar do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) Jarede Viana e é uma demonstração clara do compromisso social com essa população.

Os atendimentos realizados incluíram suporte psicológico, serviços de beleza e exames de saúde, como testes rápidos, aferição de pressão arterial e glicemia capilar. Essas atividades foram realizadas com o apoio dos profissionais da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). O objetivo é fortalecer a autoestima das mulheres e oferecer informações valiosas para o desenvolvimento pessoal e a recuperação da autonomia.

Para Chris Omena, coordenadora do CEAM, o projeto visa reconhecer a importância do bem-estar das mulheres privadas de liberdade e incentivá-las em sua jornada de transformação. Nesta terça-feira, 18 mulheres participaram das atividades, recebendo atenção e cuidados que muitas vezes são negligenciados em contextos de encarceramento.

A secretária de Estado da Mulher, Marília Albuquerque, destacou que projetos como o “Dia Delas” são fundamentais para reconstruir vidas, afirmando que a falta de liberdade não deve ser um impedimento para o acesso a direitos fundamentais. O “Dia Delas” é, portanto, uma expressão de resistência e esperança para essas mulheres, contribuindo para um futuro mais digno e justo.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo