ALAGOAS – “Seminário na Uncisal discute atenção básica à saúde em Alagoas”

A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) está sediando o X Seminário Alagoano de Atenção Básica (Saab), que discute a atenção básica à saúde nos 102 municípios do estado. O evento, que acontece nos dias 25 e 26 de outubro, é promovido pela Residência Multiprofissional em Saúde da Família da Uncisal, em parceria com as secretarias de Saúde do Estado e de Maceió.

Durante o seminário, serão abordados temas como indicadores, informatização na atenção primária, redes e fluxos intra e intersetorial, e integração entre ensino, serviço e comunidade. Além disso, haverá apresentação de trabalhos e troca de experiências entre os participantes.

De acordo com Gyulia Rabelo, uma das organizadoras do evento, a proposta do seminário é integrar ensino, serviço e comunidade. “A gente espera que, além de proporcionar trocas e experiências construtivas, consiga fortalecer essa tríade importante. Para isso, contamos com a parceria da Secretaria de Saúde de Maceió e da Secretaria de Estado da Saúde”, afirmou.

Durante a abertura oficial do evento, o reitor da Uncisal, Henrique de Oliveira Costa, destacou o papel da instituição como aliada do Sistema Único de Saúde (SUS), formando centenas de profissionais ao longo dos anos. Ele ressaltou que a parceria com outras instituições do estado fortalece esse propósito.

“Mara Cristina Ribeiro, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Uncisal, também destacou o crescimento do seminário ao longo dos anos. “O Saab chega à sua 10ª edição com um crescimento significativo, mostrando a sua importância para o estado, com a discussão de temas que são importantes para a formação e para o serviço”, afirmou.

A atenção básica à saúde é essencial para o funcionamento eficiente do sistema de saúde em Alagoas. Por isso, eventos como o X Seminário Alagoano de Atenção Básica são importantes para promover discussões e trocas de experiências entre os profissionais da área. A expectativa é que o seminário contribua para o fortalecimento da atenção básica e para a melhoria da qualidade do serviço oferecido à população.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo