ALAGOAS – “Seminário em Arapiraca discute políticas de proteção à pessoa idosa, com participação da Segurança Pública”

A Secretaria da Segurança Pública de Alagoas participou do seminário “Rede de Proteção à Pessoa Idosa – Alinhamentos e Arremates”, realizado na segunda-feira (6), em Arapiraca. O evento teve como objetivo discutir as políticas públicas voltadas para a população idosa e contou com a presença de representantes dos órgãos que compõem a rede de proteção à pessoa idosa no estado.

Durante o seminário, foram abordadas questões relacionadas ao Programa Pessoa Idosa Protegida, que em Arapiraca conta com o apoio da Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar de Alagoas. Os gestores presentes no evento discutiram soluções para aprimorar o trabalho das equipes e falaram sobre o papel de cada profissional durante a averiguação das denúncias recebidas, principalmente por meio do Disque-Denúncia, pelo número 181.

O chefe de Articulação de Políticas de Prevenção da SSP, Iran Rêgo, destacou a parceria das forças de segurança com os Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) dos municípios, que tem possibilitado a expansão do programa. Rêgo ressaltou que o Pessoa Idosa Protegida possui núcleos de atuação que atendem a Região Metropolitana de Maceió e Arapiraca, com efetivação em todos os 102 municípios por meio do trabalho conjunto dos Batalhões de Polícia Militar, assistentes sociais e psicólogos do CREAS.

O seminário também contou com a participação de representantes das secretarias de Estado dos Direitos Humanos, da Cidadania e da Pessoa com Deficiência, e da Assistência e Desenvolvimento Social, além do Ministério Público Estadual, da Polícia Militar e Ronda no Bairro. O sucesso do evento em Arapiraca levou à decisão de realizar uma segunda edição do seminário, que está agendada para a próxima sexta-feira (10) em Maceió.

Durante a próxima edição, os participantes darão continuidade às discussões sobre o tema, buscando aprimorar as políticas públicas voltadas para a população idosa e fortalecer a rede de proteção. A participação da Secretaria da Segurança Pública de Alagoas nesse tipo de evento demonstra o compromisso do órgão em promover a segurança e o bem-estar da população idosa no estado. A iniciativa reflete o reconhecimento da importância de se estabelecer políticas efetivas de proteção e assistência para esse segmento da sociedade.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo