O evento, que aconteceu nos dias 4 e 5 de outubro, teve como objetivo apresentar os resultados das pesquisas realizadas pelos cientistas alagoanos, que possuem um grande potencial de serem incorporados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Alagoas.
O diretor-presidente da Fapeal, professor Fábio Guedes, ressaltou a importância do PPSUS e a colaboração dos avaliadores externos nos projetos apresentados. Ele destacou que o programa é fundamental para o fomento à ciência e fortalece o sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do estado. Hoje, o PPSUS se soma a uma plêiade de programas que temos e fortalece o sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do estado.
Durante o evento, Fábio Guedes também enfatizou a importância da participação dos pesquisadores nas oficinas de prioridades, que contribuem para a definição das linhas de pesquisa que serão contempladas no próximo edital do PPSUS. Ele convidou os pesquisadores a participarem das oficinas e ressaltou que a inclusão de novos temas exige um maior esforço de recursos.
O superintendente de Ações e Projetos Estratégicos da Sesau, Ermi Magalhães Neto, destacou a união entre pesquisa e inovação como ferramenta para acelerar a solução dos problemas na área da saúde. Ele ressaltou que as soluções apresentadas pelos pesquisadores têm potencial de inovação e pesquisa.
A coordenadora nacional do PPSUS no Ministério da Saúde, Merge Tenório, elogiou o trabalho desenvolvido pelos pesquisadores alagoanos em prol do SUS e ressaltou a importância da parceria entre a Fapeal e a Sesau na parte técnica do edital. Ela destacou a qualidade dos projetos apresentados e celebrou os resultados alcançados.
Juliana Khalili, coordenadora de projetos especiais e de Inovação da Fapeal, classificou o evento como excelente devido aos resultados apresentados pelos pesquisadores. Ela elogiou a participação efetiva e os desdobramentos científicos gerados, como dissertações de mestrado e teses de doutorado, além do estímulo à formação de pessoal de alto nível.
As pesquisas foram realizadas em instituições como a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), a Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal), o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e o Centro Universitário Cesmac.
O Seminário Final de Avaliação dos Projetos do PPSUS mostrou a importância do investimento em pesquisa para a melhoria da saúde no estado de Alagoas, com projetos inovadores capazes de promover avanços significativos no Sistema Único de Saúde.