ALAGOAS – “Semarh emite Aviso Meteorológico para Alagoas devido ao Aumento da Incidência de Chuvas, Ventos e Raios”

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) emitiu um aviso meteorológico na tarde desta terça-feira (19), alertando para a intensificação das chuvas nas regiões ambientais do Litoral, Agreste, Zona da Mata e Sertão de Alagoas. De acordo com os meteorologistas da Sala de Alerta, os modelos numéricos indicam a possibilidade de rajadas de vento e incidência de raios em pontos isolados nessas áreas, com potencial de estender-se até sexta-feira (22/12/2023).

O aviso foi emitido devido à atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) sobre a região Nordeste do Brasil, juntamente com um cavado em baixos níveis da atmosfera, o que favorece o aumento da instabilidade e formação de nebulosidade convectiva sobre Alagoas. Nas próximas horas, espera-se um aumento significativo nos acumulados de chuva em todo o estado.

A população foi alertada para estar atenta aos riscos de pequenos alagamentos, especialmente em áreas com deficiência de drenagem urbana. Além disso, há a possibilidade de incidência de raios e rajadas de vento em pontos isolados das regiões em destaque. No entanto, até o momento, não há risco de transbordamento dos rios do Estado.

Seguindo o protocolo de monitoramento, a Semarh mantém a população e os órgãos competentes informados, e em caso de intensificação, emitirá um alerta para que o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil possam retirar as pessoas das áreas impactadas, ressaltou o Superintendente de Prevenção em Desastres Naturais, Vinícius Pinho.

Todos os avisos e alertas emitidos pela Semarh podem ser acessados no site oficial do órgão. A população foi orientada a ficar atenta às atualizações e recomendações das autoridades competentes durante o período de ocorrência do aviso meteorológico.

A Semarh permanece em monitoramento das condições e está pronta para agir de acordo com o desenvolvimento das condições climáticas. A fotografia que acompanha esta notícia foi capturada por Maria Villanova, da Ascom Semarh.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo