ALAGOAS – Semana Nacional do Livro em Alagoas promove leitura, cultura e acesso à informação por meio do livro em bibliotecas públicas


O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Alagoas, administrado pela Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), anunciou a programação da Semana Nacional do Livro e Bibliotecas, que acontecerá de 23 a 27 de outubro. Diversas bibliotecas dos municípios alagoanos participarão das atividades, com o objetivo de promover a leitura, a cultura e o acesso à informação por meio do livro.

A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, destacou a importância do evento, ressaltando que ele é uma oportunidade única para enaltecer a cultura e a leitura em Alagoas. Através de diversas atividades, busca-se estimular o amor pelos livros e a valorização das bibliotecas como espaços de conhecimento e cultura.

A diretora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, Mira Dantas, afirmou que os espaços culturais estão empenhados em proporcionar uma semana rica em experiências literárias e culturais. A programação conta com atividades diversificadas em vários municípios alagoanos, visando a aproveitamento máximo da comunidade.

Dentre os destaques da programação, temos o evento literário “Quem Conta Hoje”, que contará com a participação da escritora local Maria Aparecida, autora do livro “Minha História É Uma Poesia”, na Biblioteca Pública Municipal Monsenhor Tertuliano Passos Lima, em Capela. Além disso, haverá a Blitz da Leitura, que será um evento literário na praça, com a participação da rede municipal de ensino, em Coruripe.

Em Ibateguara, será realizada uma palestra sobre a importância do livro e das bibliotecas, além de uma palestra e entrevista com a escritora Ennia Carolina S. Freitas. Já em Maceió, a Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos sediará a Praça Literária, com contação de histórias e recreação. Também ocorrerá o XII Encontro Estadual de Gestores de Bibliotecas de Alagoas, com a presença de autoridades e palestras sobre as políticas para as bibliotecas públicas no Brasil.

Ao todo, as bibliotecas de dez cidades alagoanas participarão das atividades da Semana Nacional do Livro e Bibliotecas. A programação também inclui gincanas literárias, rodas de pintura literária, apresentações artísticas, exposições de acervo literário, oficinas de contação de histórias e elaboração de projetos culturais, além de atividades como o cine literário e a literateca.

A Semana Nacional do Livro e Bibliotecas é uma iniciativa fundamental para fomentar a leitura e valorizar as bibliotecas públicas como espaços de conhecimento e cultura. É uma oportunidade para que a população alagoana tenha contato com livros, caminhando para um futuro mais instruído e consciente da importância da leitura na formação individual e coletiva.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!



Botão Voltar ao topo