O evento acontecerá no Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas Profª Joelina Cerqueira (CAS), localizado em Jatiúca, Maceió, e contará com uma extensa programação. A Semana da Pessoa Surda acontece em comemoração ao Dia Nacional da Pessoa Surda, que é celebrado em 26 de setembro, e seguirá até o dia 29, com o objetivo de celebrar conquistas e ressaltar a importância da acessibilidade linguística, do respeito e dos direitos das pessoas surdas em Alagoas.
O CAS Alagoas, que é responsável pelo evento, realiza diversas atividades ao longo do ano para promover a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e, com a Semana da Pessoa Surda, busca não apenas comemorar as vitórias da comunidade surda, mas também lembrar a luta pela garantia dos direitos dessas pessoas.
A programação do evento inclui oficinas e atividades físicas, além de momentos de reflexão e confraternização entre os participantes. As oficinas serão realizadas no período da manhã e da tarde, e os interessados em participar devem se inscrever até esta sexta-feira, dia 22.
Na segunda-feira, dia 25, no período da manhã, serão realizadas atividades de planejamento e organização das ações da semana, seguidas por momentos de reflexão sobre a importância do “Dia do Surdo”. No dia 26, em comemoração ao Dia Nacional da Pessoa Surda, os participantes poderão participar de eventos organizados pela Associação de Surdos e entidades afins.
Na quarta-feira, dia 27, haverá atividades recreativas na areia, como circuito funcional, beach tênis, altinha, vôlei de praia e queimado, além da entrega de viseiras para os alunos. Já na quinta-feira, dia 29, serão realizadas oficinas de LIBRAS, voltadas para ouvintes, que abordarão temas como o uso dos verbos em LIBRAS, classificadores, números em LIBRAS e sinais soletrados. Por fim, na sexta-feira, dia 29, será realizada uma atividade de confraternização em homenagem aos professores surdos do CAS, seguida por um café regional.
O CAS Alagoas reforça que o evento é aberto a toda a sociedade, como forma de conscientizar a população sobre as lutas e conquistas da comunidade surda, além de promover a acessibilidade e inclusão dessas pessoas. Com a intensa programação da Semana da Pessoa Surda, a Seduc busca contribuir para a promoção de uma sociedade mais igualitária e inclusiva.