ALAGOAS – “Semana da Consciência Negra: Entre Raízes e Palcos promove programação gratuita no Teatro Deodoro”


 

Na próxima semana, o Complexo Cultural Teatro Deodoro, em Maceió, será palco de uma série de eventos em comemoração ao Dia da Consciência Negra. As atividades, que incluem mesas-redondas, performances artísticas e debates, serão totalmente gratuitas e abertas ao público em geral.

A programação, intitulada “Entre Raízes e Palcos: Semana da Consciência Negra”, foi organizada pela Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal) e tem como objetivo promover a valorização da cultura afro-brasileira e fomentar a reflexão sobre a luta dos povos negros por justiça racial.

Além de celebrar a cultura negra, os eventos também visam contribuir para a construção de uma sociedade antirracista e para a promoção da diversidade no campo artístico. A iniciativa conta com o apoio de escolas, instituições culturais, artistas locais e diversos parceiros da comunidade.

Um dos destaques da programação será o Projeto Dandara, liderado pelo artista alagoano Péricles Brazil, que visa incluir a cultura afro-brasileira por meio da arte e do teatro. A semana de eventos terá início na terça-feira, dia 21, e se estenderá até o dia 29, culminando com uma cerimônia de encerramento no Teatro de Arena Sérgio Cardoso.

Dentre as atividades programadas, estão previstas palestras, workshops, rodas de conversa e apresentações artísticas, todas voltadas para a promoção da história e identidade afro-brasileira. Além disso, haverá debates sobre afroempreendedorismo e o papel dos artistas negros no mercado da arte, bem como discussões sobre desafios enfrentados por jovens artistas e o papel da Diteal na promoção da diversidade.

A expectativa é de que a “Semana da Consciência Negra” atraia um grande público interessado em abordar questões relacionadas à cultura afro-brasileira e em valorizar a diversidade étnico-cultural do país. Com uma programação diversificada e acessível, o evento promete contribuir significativamente para as reflexões sobre a luta antirracista e para a promoção da inclusão artística.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!



Botão Voltar ao topo