ALAGOAS – Segurança Pública intensifica combate ao furto de baterias para torres de comunicação, garantido serviços essenciais para a população

A Secretaria de Estado da Segurança Pública intensificou as ações de combate aos furtos de baterias estacionárias para torres de comunicação em Alagoas. O objetivo é garantir a segurança dos serviços prestados à população e combater os crimes contra empresas de telecomunicação.

Recentemente, foram registrados casos de tentativas de furto de baterias em Ipioca, litoral Norte de Maceió. Câmeras de segurança instaladas no local flagraram a ação de um grupo de pelo menos três homens. Os criminosos conseguiram arrombar o portão e entrar no local, mesmo com o alarme de segurança ativado.

As baterias estacionárias são essenciais para o funcionamento de sistemas de telecomunicações, energia eólica e fotovoltaica, iluminação pública e privada, monitoramento remoto, segurança e alarmes, caixas eletrônicos e centrais telefônicas. Elas possuem um ciclo de vida mais longo e são mais resistentes do que as baterias utilizadas em automóveis.

De acordo com o chefe-geral de Comunicações da SSP, tenente-coronel Thyago Chagas, as baterias furtadas são possivelmente usadas como fonte de energia para sons automotivos, como os famosos “paredões de som”. Por isso, o reforço policial também atuará nas fiscalizações de equipamentos sonoros usados em veículos.

Para auxiliar nas investigações, a população pode ajudar na identificação de envolvidos nos crimes. O secretário executivo de Políticas de Segurança Pública da SSP, coronel PM Patrick Madeiro, ressaltou a importância do apoio da população e afirmou que as polícias Civil e Militar aumentarão a atenção quanto ao combate aos crimes de modo geral.

As informações podem ser repassadas de forma gratuita e sigilosa através do Disque-Denúncia, pelo número 181, pelo aplicativo do canal de comunicação ou pelo site disquedenuncia.seguranca.al.gov.br. A SSP conta com o apoio da população para descobrir e responsabilizar os infratores conforme a legislação prevê.

Com o reforço das ações preventivas e investigativas, a Secretaria de Estado da Segurança Pública busca garantir o direito da população aos serviços de telecomunicações e evitar prejuízos causados pelos furtos de baterias para torres de comunicação. A parceria entre a população e a segurança pública é fundamental para combater esses crimes e manter a segurança de todos.

Sair da versão mobile