O evento é uma realização da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e tem como objetivo central fortalecer as políticas de qualidade de vida no trabalho dos profissionais de segurança pública. As alagoanas major Leidiane Santos, delegada Viviane Cavalcante e tenente-coronel Larissa Omena representam o estado no encontro. Major Leidiane, que é chefe do Núcleo de Qualidade de Vida da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas, destacou a relevância do evento para a troca de experiências e fortalecimento de estratégias voltadas à valorização e bem-estar da classe.
Durante a abertura, a diretora do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), Isabel Figueiredo, e a coordenadora-geral de Valorização Profissional, Juliana Ribeiro, ressaltaram a importância da colaboração entre as forças de segurança do país. Isabel Figueiredo afirmou que o Susp é resultado de um esforço coletivo, destacando a necessidade do envolvimento contínuo das unidades federativas para alcançar padrões elevados de qualidade.
A programação do evento inclui duas trilhas principais: Qualidade de Vida no Trabalho e Gestão de Projetos, com palestras e workshops conduzidos por especialistas da Universidade de Brasília (UnB) e da equipe da Senasp. Além disso, o encontro visa aprimorar a aplicação de recursos destinados à valorização dos profissionais e a execução de uma pesquisa nacional sobre indicadores de qualidade de vida, visando uma melhoria contínua no setor de segurança pública.
