O encontro teve como objetivo divulgar informações detalhadas e o fluxograma do programa, sob coordenação da Chefia de Articulação de Políticas de Prevenção da SSP. Quem conduziu a explanação foi o capitão Alex Acioli, chefe de Articulação de Polícia Comunitária. Ele destacou a relevância do trabalho desenvolvido em benefício dos idosos, focando em ações de combate à violência e apresentando dados sobre as visitas e fiscalizações realizadas pelas equipes das forças policiais.
Durante sua apresentação, o capitão Alex Acioli ressaltou a importância da colaboração da população nas operações do programa, que já resultou em diversos resgates no estado. “O Programa Pessoa Idosa Protegida é um grande troféu que cada um pode compartilhar com a sua família, pois nós temos aqui em Alagoas algo que tenta proteger de fato a pessoa idosa. Não é fácil fazer segurança pública, mas com a nossa filosofia, temos tido cada vez mais força. Contamos também com a ajuda dos conselheiros para enfrentar ainda mais este tipo de violência”, afirmou o capitão Alex.
A presidente do CEDPI/AL, Marta Marisa Lins, elogiou o trabalho preventivo e repressivo das forças de segurança pública em prol dos idosos. Ela enfatizou que a parceria com a SSP fortalecerá ainda mais o combate às violências. “Essa apresentação foi de extrema necessidade, considerando que trabalhar a questão da violência não é fácil. Ter um programa nesse nível é muito importante para a população idosa. A apresentação é o início de uma capacitação sobre violência para todos os conselheiros que estão renovando a gestão do nosso colegiado nos próximos dois anos”, concluiu Marta Marisa Lins.
O evento contou ainda com a presença de representantes da sociedade civil e de diversas entidades que apoiam a causa dos idosos. A união entre a SSP e o CEDPI/AL promete fomentar práticas que garantam maior segurança e dignidade para a pessoa idosa, assegurando um ambiente mais protegido e acolhedor para essa parcela da população.