A atividade prática realizada na sexta-feira, dia 26, marcou o encerramento do IX Estágio Técnico para o Plano de Defesa. O objetivo do programa era capacitar os cadetes da Polícia Militar para o combate a conflitos entre grupos organizados. Coordenada pela Chefia Especial de Inteligência da SSP, em parceria com a Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello, a qualificação proporcionou aos 52 alunos do Curso de Formação de Oficiais da PM (CFO) novos conhecimentos e ferramentas para lidar com situações de alta complexidade e intensidade.
Durante a semana de treinamento, os cadetes tiveram instruções de policiais de Alagoas, Mato Grosso do Sul e São Paulo, que compartilharam suas experiências no combate ao crime organizado. O tenente-coronel Vinícius de Souza, da PM-MS, e o capitão Paulo Augusto Aguilar, da PM de São Paulo, abordaram temas como combate ao Novo Cangaço e técnicas de resposta contraterrorista.
O tenente-coronel Raumário Jerônimo, chefe Especial de Inteligência, ressaltou a importância do treinamento para o enfrentamento à criminalidade no estado. O secretário de Estado da Segurança Pública, Flávio Saraiva, aprovou o plano elaborado pelos cadetes e destacou a importância do estudo técnico e específico para combater diferentes tipos de crimes.
A coordenadora do curso, tenente-coronel Josiene, enfatizou a inclusão de novas disciplinas, como a de múltiplos ataques coordenados e estratégias de comunicação em situações complexas, para proporcionar um treinamento cada vez mais inovador e de qualidade. O objetivo final do Estágio do Plano de Defesa é chegar a um nível de excelência na preparação dos futuros comandantes da PM.