Quatro representantes de Alagoas estiveram presentes no evento: Ricardo Leite, contador-geral do estado; Marcos Freitas, superintendente especial de Política Fiscal; Wagner Cunha e Torres, gerente de Acompanhamento e Controle da Dívida Pública; e Wellington Monte de Paula, gerente de Acompanhamento da Despesa. Durante a reunião, Marcos Freitas participou de um painel sobre sustentabilidade fiscal, ao lado de autoridades de outros estados.
Freitas abordou questões como política fiscal, mudanças climáticas, maturidade fiscal dos estados brasileiros e renegociação da dívida pública com a União. Ele ressaltou a importância dessas discussões para compartilhar melhores práticas, atualizando o conhecimento técnico dos participantes sobre normas e questões legislativas em debate no âmbito nacional.
Além disso, Marcos Freitas é o coordenador do Grupo de Trabalho de Sustentabilidade Fiscal e ressaltou a relevância da participação dos técnicos da Sefaz nos grupos de trabalho do Gefin. Essa participação visa o constante aperfeiçoamento dos servidores em finanças públicas, permitindo que Alagoas se posicione de forma assertiva nas discussões e assegure o desenvolvimento da gestão fiscal e financeira do estado.
O Gefin é um dos principais órgãos de assessoramento do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), acompanhando as questões fiscais e financeiras de ordem nacional, impactando diretamente as finanças dos estados federados. O grupo destaca-se pelo intercâmbio de experiências, soluções e sistemas nas áreas de programação e gestão financeira, execução orçamentária e financeira, contabilidade pública, transparência fiscal, dívida pública, receita e despesa pública, legislação e qualidade do gasto público.
Dessa forma, a participação da Sefaz de Alagoas na 80ª Reunião do Gefin foi fundamental para promover o aprimoramento dos técnicos em finanças públicas, contribuindo para uma gestão fiscal mais eficiente e uma melhor prestação de serviços públicos à população alagoana.