ALAGOAS – “Sefaz Alagoas Lança Atendimento Inclusivo com Intérprete de Libras por Videochamada no Nise Conecta”

A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) deu um importante passo em direção à inclusão ao implementar atendimento com intérprete de Libras no Nise Conecta, serviço digital que oferece orientação técnica aos contribuintes. A novidade é fruto de uma parceria com a Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef), garantindo que pessoas surdas possam, no momento do agendamento, requisitar um intérprete da Língua Brasileira de Sinais. Essa medida assegura um atendimento mais claro e eficaz por meio de videochamadas com auditores fiscais.

O Nise Conecta, criado para estreitar a comunicação entre a administração tributária e os cidadãos, agora se torna mais acessível, promovendo cidadania fiscal e inclusão. Ana Karla, superintendente de Cidadania Fiscal e Atendimento da Sefaz, sublinha que essa ação reitera o compromisso com serviços públicos acessíveis. “Incluir um intérprete de Libras no serviço significa garantir que todos exerçam plenamente seus direitos e tenham acesso igualitário às informações”, afirma ela.

O suporte será realizado com a ajuda do Centro de Intérpretes de Libras da Secdef. Tereza Nelma, secretária de Cidadania e Pessoa com Deficiência, reforçou a importância contínua da acessibilidade. Para ela, a atuação integrada entre a Sefaz e a Secdef, com apoio da Central de Interpretação em Libras, promove a autonomia da comunidade surda e fortalece seus direitos, garantindo acesso pleno aos serviços públicos.

Para solicitar o serviço, é necessário acessar a atendente virtual Nise pelo site da Sefaz ou pelo Telegram, selecionar as opções relacionadas ao agendamento por videochamada e informar a necessidade da presença de um intérprete. O usuário deve, ainda, fornecer uma breve descrição da solicitação e indicar três possibilidades de datas, facilitando a organização do atendimento. Em suma, esta medida vai ao encontro do compromisso estatal de inclusão e acessibilidade, refletindo um serviço público mais abrangente e empático.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo